Escola DMA

Escola DMA

quarta-feira, 19 de março de 2014

ZONA J - Cinema em língua portuguesa

E, porque o tema da Semana da Leitura é a língua portuguesa, o cinema português  teve também um lugar de destaque nesta semana de atividades. As turmas do PCA e CEF foram convidadas a assistir a um dos filmes portugueses mais premiados, cuja temática continua a ser muito atual.
Os jovens entraram algo inseguros, por não atribuirem créditos ao cinema português, mas rapidamente ficaram presos ao grande écran, rendendo-se à história de amor entre Tó e Carla.
No final, o balanço foi muito positivo e todos gostaram do filme, que, apesar de mostrar uma realidade dura, prova claramente que o crime não compensa!

Sinopse:
As perspectivas de futuro não são brilhantes para um grupo de adolescentes da Zona J de Chelas, em Lisboa. Filhos de operários e mulheres que fazem limpeza, eles levam uma vida difícil. Um deles é Tó (Félix Fontoura), rapaz negro e filho de angolanos, que se apaixona por Carla (Nuria Madruga), uma garota branca. Ele sonha viver em Angola e ela aceita seus planos sem hesitação. 
Sem dinheiro ou condições de concretizar o sonho, Tó decide trabalhar na construção civil, mas a gravidez inesperada de Carla complica a situação. Desesperado e mais uma vez sem emprego, ele se envolve no assalto a uma joalharia, junto com alguns amigos. Tudo corre mal… pantera (Milton Spencer), o seu irmão mais novo é baleado e a polícia persegue o grupo. A única saída é o aeroporto, mas Tó e Carla ainda terão uma longa jornada pela frente.
Ficha Técnica: 
Realização: Leonel Vieira
Argumento: Rui Cardoso Martins e Luís Pedro Nunes
Produtor: Tino Navarro
Ano: 1998
Género: Drama, Crime
Duração: 96’
Elenco:
Félix Fontoura (Tó)
Nuria Madruga (Carla)
Milton Spencer (Pantera)
Edson Silva (Picapau)
Ivo Canelas (Cosmo)
Jorge Santos (Ulisses)
Rómulo Fragoso (Cienta)
Ana Bustorff (Conceição)
Prémios:
Globos de Ouro, Portugal (1998) – Melhor Filme e Melhor Actriz (Ana Bustorff)
Nomeações:
Globos de Ouro, Portugal (1998) – Melhor Actor (Félix Fontoura) e Melhor Realizador

Sem comentários:

Enviar um comentário