Atenção finalistas da fase de escola: aqui ficam as obras que deverão ler até ao dia 23 de abril para poder participar na final do Concurso Concelhio de Leitura. Podem requisitá-las na Biblioteca Municipal António Botto e aproveitar as férias para pôr a leitura em dia! Vamos a isso!
Quase a encerrar esta Semana da Leitura, a cidade de Abrantes e a DMA receberam de braços abertos a escritora Manuela Ribeiro.
Foi com grande generosidade que a autora revelou alguns "segredos" relacionados com os seus livros e a sua prática da escrita. Fizemos uma viagem por "Um rapto em Londres", passando pela "Operação Marmelada", até ao "Castanho e Branco". As personagens da vasta obra literária da autora foram-se revelando, num diálogo animado e com apontamentos de humor.
No final do encontro, os alunos vencedores da 1ª fase do Concurso Concelhio de Leitura receberam um prémio e um certificado, entregues pela escritora.
Antes da partida, a autora foi espreitar a belíssima Biblioteca Municipal António Botto, onde fomos calorosamente recebidas pelo Dr. Francisco Lopes e pela Sónia Lourenço, que nos fizeram uma visita guiada ao espaço.
Ficamos gratos por estes momentos e aguardamos ansiosamente a chegada da próxima aventura! Boa viagem, Manuela, e volte sempre!
A Semana da Leitura foi enriquecida por uma sequência de três palestras ambientais sobre a "Água" e os "Resíduos", dinamizadas pela Técnica ambiental Lígia Alves, do Centro de Saúde de Abrantes, e pela Engenheira Ambiental Catarina Rebelo, em representação da Raiz Editora. Obrigada aos organizadores e às técnicas que se deslocaram à nossa escola para partilhar os seus conhecimentos e conselhos com os alunos!
No dia 2 de maio, a turma do 7ºA teve mais uma aula de Português dinamizada por um encarregado de educação. Desta feita, a mãe do aluno João Marcão, a D. Ana Maria Pereira, convidou os alunos a revisitar alguns dos contos que marcaram a sua infância.
A literatura do património oral da região de Abrantes foi rainha durante 50 minutos e os alunos deliciaram-se com os contos dos livros "Histórias à lareira", recolha de Isilda Jana; "Histórias do Arco da Velha", recolha de António Botto e "Segredos da Madrugada", de Adélia Ruivo da Quinta.
Esta mãe começou por referir que era à luz de uma candeia, igual ou parecida com aquela que trazia consigo, que se contavam histórias aos filhos ou aos netos. Histórias essas que eram recontadas e que passavem de geração em geração, pelo que foi muito importante haver algumas personalidades que se dedicassem a fazer estas recolhas para que os contos não se perdessem no tempo.
E foi com grande entusiasmo que todos ouviram, e alguns fizeram questão de ler, histórias fantásticas como: "Mouras encantadas"; "A grade do poço"; "O Zé Burreco"; "Armadilhas para apanhar bruxas"; "O Lobisomem" ou "Como quebrar a sina".
Uma aula memorável que enriqueceu alunos e professora, e que deixou a todos gratos por este momento. Bem haja D. Ana Maria Pereira!
No dia 24 de abril, a turma do 7ºA teve uma aula de Português diferente. Respondendo ao desafio lançado pela BE e ao convite da professora Alexandra Santos, o encarregado de educação do aluno Bruno Duarte, senhor Paulo Duarte, veio à aula partilhar com os alunos a sua paixão pelos livros e a sua relação com a leitura.
Munido de alguns dos livros da sua vida, este pai partilhou as histórias que continuam a encantá-lo até hoje, tais como "Vinte mil léguas submarinas", de Júlio Verne; "Adivinha quanto eu gosto de ti", de Sam Mc Bratney; "O velho e o mar", de Ernest Hemingway; "O Principezinho", de Antoine de Saint-Exupéry e "A Peregrinação", de Fernão Mendes Pinto.
Enquanto encarregado de educação, destacou o papel dos afetos ligados à leitura e a importância que esta tem na formação integral e íntegra dos jovens.
O senhor Paulo confidenciou que sempre leu para os seus filhos e sempre os incentivou a ler, aproveitando estes momentos para reforçar os laços afetivos que vai construindo com a família.
Concluiu, reforçando que, na atualidade, os jovens têm um acesso privilegiado à informação, nomeadamente às novas tecnologias, mas fez um apelo para que saibam reservar espaço para a leitura, que é fundamental para o sucesso das suas vidas.
E, porque o tema da Semana da Leitura é a língua portuguesa, o cinema português teve também um lugar de destaque nesta semana de atividades. As turmas do PCA e CEF foram convidadas a assistir a um dos filmes portugueses mais premiados, cuja temática continua a ser muito atual.
Os jovens entraram algo inseguros, por não atribuirem créditos ao cinema português, mas rapidamente ficaram presos ao grande écran, rendendo-se à história de amor entre Tó e Carla.
No final, o balanço foi muito positivo e todos gostaram do filme, que, apesar de mostrar uma realidade dura, prova claramente que o crime não compensa!
Sinopse:
As perspectivas de futuro não são brilhantes para um grupo de adolescentes da Zona J de Chelas, em Lisboa. Filhos de operários e mulheres que fazem limpeza, eles levam uma vida difícil. Um deles é Tó (Félix Fontoura), rapaz negro e filho de angolanos, que se apaixona por Carla (Nuria Madruga), uma garota branca. Ele sonha viver em Angola e ela aceita seus planos sem hesitação.
Sem dinheiro ou condições de concretizar o sonho, Tó decide trabalhar na construção civil, mas a gravidez inesperada de Carla complica a situação. Desesperado e mais uma vez sem emprego, ele se envolve no assalto a uma joalharia, junto com alguns amigos. Tudo corre mal… pantera (Milton Spencer), o seu irmão mais novo é baleado e a polícia persegue o grupo. A única saída é o aeroporto, mas Tó e Carla ainda terão uma longa jornada pela frente.
Nos próximos dias 20 e 21 de março, vai decorrer na Escola DMA uma Feira
de livros usados.
O objetivo é que cada aluno do 2º e 3º ciclos traga para a biblioteca (até ao dia 19 de
março) um livro juvenil usado, mas
em bom estado, doando-o para a Feira, adquirindo com isso o direito de levar
para casa um outro, à sua escolha.
Esta atividade não envolve
custos, mas visa ensinar os alunos a reutilizar os livros que, muitas vezes,
depois de lidos, permanecem na estante e não voltam a ter qualquer utilidade.
Colabore, porque “Ler não custa nada”!
Uma iniciativa da Biblioteca Escolar e do programa
Eco
Escolas