Escola DMA

Escola DMA
Mostrar mensagens com a etiqueta Encontro com escritor. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Encontro com escritor. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 20 de março de 2015

Encontro com a escritora Manuela Ribeiro

Quase a encerrar esta Semana da Leitura, a cidade de Abrantes e a DMA receberam de braços abertos a escritora Manuela Ribeiro.
Foi com grande generosidade que a autora revelou alguns "segredos" relacionados com  os seus livros e a sua prática da escrita. Fizemos uma viagem por "Um rapto em Londres", passando pela "Operação Marmelada", até ao "Castanho e Branco". As personagens da vasta obra literária da autora foram-se revelando, num diálogo animado e com apontamentos de humor.
No final do encontro, os alunos vencedores da 1ª fase do Concurso Concelhio de Leitura receberam um prémio e um certificado, entregues pela escritora.
Antes da partida, a autora foi espreitar a belíssima Biblioteca Municipal António Botto, onde fomos calorosamente recebidas pelo Dr. Francisco Lopes e pela Sónia Lourenço, que nos fizeram uma visita guiada ao espaço.
Ficamos gratos por estes momentos e aguardamos ansiosamente a chegada da próxima aventura! Boa viagem, Manuela, e volte sempre!



quarta-feira, 4 de março de 2015

Feira de autor - Manuela Ribeiro

Já estão à venda na BE os livros da escritora Manuela Ribeiro, que visitará a nossa escola no dia 19 de março, às 13:30.
Aproveitem as aventuras e os preços convidativos!

terça-feira, 3 de junho de 2014

Encontro com a escritora Cátia Lopes para apresentação do livro "Uma família diferente"

Numa iniciativa da Unidade de Ensino Estruturado da DMA, em parceria com a Biblioteca Escolar da DMA e a Biblioteca Municipal, no dia 2 de junho, pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal António Botto, teve lugar o encontro com a escritora Cátia Lopes para apresentação do livro "Uma família diferente".
Esta autora oriunda de Ourém, e atualmente a residir e trabalhar em Londres, partilhou com a comunidade de Abrantes a história do pequeno João Gingão, que vivia com o seu avô, Joaquim Pudim, e o seu Robot, Hermes. Depois de descobrir que fora abandonado pelos pais, João Gingão inicia uma volta ao mundo na busca da sua família de berço, mas acaba por conhecer outras crianças que lhe mostram que todas as famílias são diferentes e que isso não é forçosamente mau. João acaba por voltar para o avô e o seu robot, feliz por ser amado por eles.
Esta história foi o mote para uma conversa informal, na qual a simpática autora partilhou com a audiência a sua experiência de vida, enriquecida por, também ela, ter sido educada numa família diferente. 
A tertúlia foi animada e o conceito de família foi redefinido como sendo apenas sinónimo de afeto e amor, independentemente da forma que assume na atualidade.
 



sexta-feira, 14 de março de 2014

Encontro com a escritora Ana Macedo



Foi com muita alegria que a DMA inaugurou a Semana da leitura, recebendo a escritora Ana Macedo.
Foram apresentados os dois romances "Lágrimas coloridas" e "Sem pecados na culpa" e os alunos tiveram oportunidade de conhecer melhor a escritora.
O evento foi abrilhantado pelo talento vocal e surpreendente de três jovens alunos, amantes de música cigana, que partilharam duas músicas com o público.
Ana Macedo divulgou ainda um pouco dos seus projetos, levantando o véu sobre o seu próximo romance. 
A BE agradece à escritora e a todos os presentes por este momento.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

ENCONTRO COM O AUTOR NUNO MATOS VALENTE



Nuno Matos Valente esteve presente na nossa escola, no passado dia 5 de dezembro, para apresentar o seu último trabalho: "A Ordem do Poço do Inferno".





O auditório foi pequeno para acolher todos os que quiseram assistir a esta sessão tão original e cheia de novidades. 
As boas vindas ao escritor foram dadas pelos alunos de Educação Musical do 6º ano, liderados pela professora Carlota Godinho, bem como por alunos do 8º ano, devidamente preparados pela professora Eduarda Mota. 
O autor apresentou todo o processo de produção literária, bem como o circuito de impressão da obra. Paralelamente, explicou o conceito de geocaching, presente na aventura que nos conta e que tem como palco principal o Mosteiro de Alcobaça.
A nossa semana da Feira do Livro foi, assim, abrilhantada, graças à Biblioteca Municipal António Botto, que nos proporcionou este encontro.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Entrevista aos autores Maria Inês Almeida e Joaquim Vieira

Maria Inês Almeida e Joaquim Vieira são os autores da colecção “ Duarte e Marta” editada pela Porto Editora. Estiveram presentes em Abrantes, na Biblioteca Municipal António Botto, no passado dia 27 de Outubro. Este evento enquadrou-se na comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar e nele estiveram presentes os alunos do 7ºA da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos D. Miguel de Almeida, acompanhados pela professora de Português, e aproveitaram para entrevistar os autores.

Alunos: Sendo os dois jornalistas de idades tão diferentes, de onde surgiu a ideia de escreverem em conjunto uma coleção juvenil?
Joaquim Vieira: Fomos apresentados por uma amiga comum e já tínhamos trabalhado em conjunto noutro projeto. A Porto Editora lançou-nos o desafio de escrevermos uma coleção juvenil em que os protagonistas fossem um rapaz e uma rapariga. Ora, a Inês tinha experiência de escrever para jovens e eu aceitei o desafio, já que se tratava de criar aventuras apelativas.
Alunos: As personagens principais, Duarte e Marta, foram inspiradas em alguém que conhecem?
Inês Almeida: As personagens não foram inspiradas em ninguém em especial. O Duarte é um jovem comum de 16 anos e a Marta é uma colega de turma de 15 anos.                                                                                                                                           
Alunos: Sabemos que escreveu várias biografias. Qual é o seu género literário preferido, quando se trata de escrever?
Inês Almeida: É difícil responder a essa pergunta. Na verdade gosto de escrever coisas diferentes. Mas é verdade que me dá prazer escrever para os mais jovens, já que tenho um filho pequeno.
Alunos: Inês, em 2006 recebeu o prémio “revelação do clube de jornalistas”. Esse prémio mudou a sua carreira?
Inês Almeida: Não. É claro que é sempre bom receber um prémio, pois isso é o reconhecimento do nosso trabalho. Assim sabemos que estamos a seguir o caminho certo, mas eu continuei a fazer o que sempre gostei: escrever!
Alunos: Joaquim, sabemos que escreveu vários títulos relacionados com política. Pode dizer-se que este é o seu tema preferido?      
Inês Almeida: Admite, Joaquim, gostas mesmo de política. (risos) 
Joaquim Vieira: É verdade que já escrevi vários livros sobre personalidades relacionadas com política, mas também gosto de escrever sobre outros temas.
Alunos: Para finalizar, até onde é que o “Duarte e a Marta” nos poderão levar?

Autores: A ideia é que o livro da coleção se passe numa determinada região do país. Mais tarde gostaríamos que o “Duarte e Marta ”fossem até ao estrangeiro, por isso talvez seja esse o futuro da coleção.