Escola DMA

Escola DMA

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Entrevista aos autores Maria Inês Almeida e Joaquim Vieira

Maria Inês Almeida e Joaquim Vieira são os autores da colecção “ Duarte e Marta” editada pela Porto Editora. Estiveram presentes em Abrantes, na Biblioteca Municipal António Botto, no passado dia 27 de Outubro. Este evento enquadrou-se na comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar e nele estiveram presentes os alunos do 7ºA da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos D. Miguel de Almeida, acompanhados pela professora de Português, e aproveitaram para entrevistar os autores.

Alunos: Sendo os dois jornalistas de idades tão diferentes, de onde surgiu a ideia de escreverem em conjunto uma coleção juvenil?
Joaquim Vieira: Fomos apresentados por uma amiga comum e já tínhamos trabalhado em conjunto noutro projeto. A Porto Editora lançou-nos o desafio de escrevermos uma coleção juvenil em que os protagonistas fossem um rapaz e uma rapariga. Ora, a Inês tinha experiência de escrever para jovens e eu aceitei o desafio, já que se tratava de criar aventuras apelativas.
Alunos: As personagens principais, Duarte e Marta, foram inspiradas em alguém que conhecem?
Inês Almeida: As personagens não foram inspiradas em ninguém em especial. O Duarte é um jovem comum de 16 anos e a Marta é uma colega de turma de 15 anos.                                                                                                                                           
Alunos: Sabemos que escreveu várias biografias. Qual é o seu género literário preferido, quando se trata de escrever?
Inês Almeida: É difícil responder a essa pergunta. Na verdade gosto de escrever coisas diferentes. Mas é verdade que me dá prazer escrever para os mais jovens, já que tenho um filho pequeno.
Alunos: Inês, em 2006 recebeu o prémio “revelação do clube de jornalistas”. Esse prémio mudou a sua carreira?
Inês Almeida: Não. É claro que é sempre bom receber um prémio, pois isso é o reconhecimento do nosso trabalho. Assim sabemos que estamos a seguir o caminho certo, mas eu continuei a fazer o que sempre gostei: escrever!
Alunos: Joaquim, sabemos que escreveu vários títulos relacionados com política. Pode dizer-se que este é o seu tema preferido?      
Inês Almeida: Admite, Joaquim, gostas mesmo de política. (risos) 
Joaquim Vieira: É verdade que já escrevi vários livros sobre personalidades relacionadas com política, mas também gosto de escrever sobre outros temas.
Alunos: Para finalizar, até onde é que o “Duarte e a Marta” nos poderão levar?

Autores: A ideia é que o livro da coleção se passe numa determinada região do país. Mais tarde gostaríamos que o “Duarte e Marta ”fossem até ao estrangeiro, por isso talvez seja esse o futuro da coleção.

Sem comentários:

Enviar um comentário